domingo, 24 de agosto de 2014

Pirata... e o acidente aéreo em SANTOS



Amigos da pirataria alada é com pesar e respeitando a dor das famílias dos vitimados no recente acidente aéreo no ultimo 13 de agosto em Santos que venho fazer algumas reflexões sobre o sinistro.

O acidente ocorreu próximo ao apartamento do meu amigo José Barreira (o piloto sério de offshore)e uma semana após o meu outro amigo o Comandante Barreira (milicão retirado de Marinha ) ter apagado um incêndio no Shopping. Assim sendo , depois da perplexidade pelo ocorrido,nos reunimos para procurar entender  os fatos e analisarmos alguns aspectos relativos ao acidente que nos chegou imediatamente, não só pela proximidade física com o acidente, como pela “aflição” midiática de prover informações (nem sempre corretas).
Em torno de 09:50 hrs do dia 13 de agosto de 2014, chovia fino e como ser alado , por força do hábito olhando pela janela avaliei que o “ teto” (base das nuvens) estava em torno de 500 pés (cerca de 150 metros) o que impediria o vôo em condições VFR (visual) caso fosse obrigado a voar  naquele dia. Após essa observação  fui para o computador ler os e-mails quando ouvi uma forte explosão e sem dar maior importância imaginei ser  algum bujão de gás ou alguma atividade no porto.Encerrei as minhas atividades caseiras e desci para encontrar com a Sereia  que neste momento estava ajudando a Maria do Carmo (rainha do Parking) nas suas atividades profissionais no ,eficiente Mar Café Auto Park (marketing gratuito)

 .Ao chegar , a televisão anunciava a queda de um helicóptero sobre casas há alguns quarteirões do estacionamento.Num primeiro momento imaginei que se algum helicóptero estivesse voando naquelas condições meteorológicas , sobre a cidade , certamente teria passado por maus momentos e bateria em alguma antena ou topo de prédios como sustentavam as primeiras noticias televisivas. Cheguei a acusar INJUSTAMENTE, um EC 130 que todos os dias sobrevoa a cidade a baixa altitude (muitas vezes de forma irregular). Nesse momento um amigo , de posse de seu fatídico i-phone vem me mostrar uma foto recebida pela internet do acidente pedindo que eu identificasse o tipo de helicóptero. A foto mostrava um helicóptero militar estrangeiro que se acidentou num lugar urbano sobre uma casa. Logo disse ao amigo que aquela foto deveria ser falsa e pouco provável que um helicóptero militar estrangeiro estivesse voando em Santos.Em seguida a televisão começou a divulgar que poderia ter sido um avião monomotor. Desconfiei dessa informação porque um avião monomotor não estaria voando nessas condições meteorológicas sobre a cidade.Nesse momento as informações eram desencontradas e demoravam para veicular um  pronunciamento oficial da Força Aérea, considerando que a Base Aérea de Santos ( no Guarujá) deveria manter contato com essa aeronave já que é o órgão responsável pelo controle aéreo na área.Nesse momento  senti  uma desagradável sensação de que estavam “abafando” a verdade dos fatos ! (depois entendi a razão do “abafamento”). Quando começaram a chegar pela televisão as primeiras imagens do local do acidente, o meu amigo milicão retirado (e investigador de acidente aeronáutico formado pelo CENIPA) declarou :-”Isso não foi feito por um helicóptero!”. O local era restrito e não aparecia nenhuma parte que se pudesse associar a um helicopero...um avião talvez...mas monomotor?...teria batido em alguma casa ou prédio num planeio emergencial ... e isso não ocorreu....o que gerou mais dúvidas e desconfiança.
Dessa forma as suposições e declarações de testemunhas leigas com a necessidade de aparecer em cadeia nacional no seu minuto de fama , falavam absurdos que diziam ter avistado” heroicamente” o piloto desviando de prédios e casas dentro de uma bola de fogo até colidir com o solo e até um imbecil ,auto proclamado , estivador do porto que disse ter sido o primeiro a chegar ao local e socorrido o candidato a Presidencia e visto o olho azul dele se “apagando”... e pior ... essa besteira foi veiculada pela respeitada rede GLOBO pelo respeitado repórter Bunier.Algumas imagens começaram a ser veiculadas o que me levaram a imaginar que um “jato” havia entrado de” bico” com motores acionados e funcionando num mínimo terreno baldio entre prédios e casas numa improvável conjunção de fatores de sorte (para os habitantes em terra) e azar (dos políticos aero viajantes). A cratera do impacto chegou a 3 metros de profundidade , corroborando a tese de “entrada de bico” assim como as palhetas das turbinas com deformações laterais comprovando o movimento dos compressores durante o impacto.
Passada mais de uma semana do acidente , começam a vir a tona a verdade do acidente e suas causas alem alterar o quadro eleitoral do país deixando a todos uma dúvida sobre o nosso futuro.Sobre a situação política, ... não me manifesto , como bom e velho (mais ..bom que velho) pirata, porem como ser “alado” me pergunto :
1-      Por que um avião novo com reputação de um dos mais seguros do mundo entra voando numa cidade fortemente povoada?
2-      Por que pilotos experientes, mesmo sabendo que as condições do destino são limítrofes para pouso, mesmo antes da decolagem, aceitam decolar .. e tentar a “sorte” para satisfazer os caprichos de seja la quem for?
3-      Por que as redes de TV (e seus sérios repórteres)veiculam e dão respaldo a informações descabidas baseadas em declarações de imbecis ou aproveitadores de momentos, sem um mínimo de seriedade ou compromisso com os fatos?
....eu poderia aqui listar mais uma infinidade de questões que me assaltam(no bom sentido) todos os dias em relação ao comportamento humano na atual civilização , dita ,” politicamente correta”, no entanto para não me tornar enfadonhamente filosófico prefiro ser bem pirata e me arriscar a apontar a resposta curta e grossa ...”.Está sobrando arrogância,ostentação,midiatismo,sensibilidade... e faltando (muito) foco,honestidade de propósito e , principalmente...profissionalismo honesto! ,em todos os setores da nossa querida sociedade civilizada. Isso é papo para muito chopp e batatinha (sei disso) mas acredito que está bem na hora de pararmos de gastar tempo esfregando i-pad, i-phone..i-qualquer coisa e focarmos na realidade e nos tornarmos mais....críticos da banalidade que assola o mundo(e particularmente esse nosso “paísinho” ,reconhecido , internacionalmente como  “anão diplomático”).
Como dizia o poeta...:-“No fim dá tudo certo ... se não deu ...é porque ainda não chegou no fim !”
Chega de falar abobrinha!... vou piratear por aí!... Pra vocês que ficam ... um grande beijo na bunda ! ...Fui !
O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ADVERTE :


“ FICAR EM CASA NÃO É MAIS SEGURO QUE  SAIR DELA (pode cair um avião na sua cabeça) PORTANTO, SAIA ! VÁ A LUTA! CURTA A VIDA ! (porque ela é curta)”


Nenhum comentário:

Postar um comentário