quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pirata..... e o SPA ..do Feroz


 
        Caros amigos da pirataria alada ... meu cordial .... Olá

Estou eu aqui,novamente, na aprazível,pacata e progressista (não necessariamente nessa ordem ... nem nessa intensidade) ... Guamaré, quando fui assaltado (no bom sentido) pelas recordações de um passado não muito distante nos idos de 2003/2004, que interrompeu a minha adoração ao astro rei,a beira da piscina, concentrado que estava para o alerta noturno, que essa nova vida de piloto sério de offshore me exige.
O pensamento deste ,retirado , pirata que vos fala, viajou até as aventuras anuais na costa sul da bela Bahia.Naquela época, a pirataria transcorria a todo vapor,a bordo da brava Nau Arpoadora( rápido catamarã movido por um sistema hidro Jet que lhe permitia atingir 32 nós de velocidade, com facilidade). A bordo da Arpoadora, comandada, pelo Grande Pirata Assis de todos os mares, pousávamos (e decolávamos ) com o bravo Colibri MEO construindo aventuras por toda a costa brasileira (...bons tempos)
 
Foi numa dessas piratarias pela costa baiana, que visitamos as águas do Arquipelago de Abrolhos, depois de uma temporada por Boiçucanga,Morro de São Paulo, Itacaré ,Santo André e adjacências.Tudo correu na mais perfeita ordem . Muitos peixes foram caçados (e devidamente consumidos), muitas horas de voo foram realizadas desfrutando das belezas naturais baianas... e mais uma missão foi plenamente completada.Chegou a hora de regressar a base, com a deliciosa sensação do dever cumprido e nessa hora nos despedimos. Ao Pirata Assis de todos os mares e sua brilhante tripulação desejei , bons ventos e mar digno de piratas , entre um gole e outro de uma Brahma geladíssima.Decolei para Porto Seguro para depois de uma noite de bom sono iniciar o regresso para o Guaruja a bordo do prateado Colibri.
Depois de uma conferida na Passarela do Alcool de Porto Seguro , fui acometido por uma saudade incontida da boa e velha (nem tão velha... muito pelo contrario)...Sereia !! que em breve se tornaria a Sereia de Mônaco (mas isso é uma outra história).
Acometido que estava , não resisti e liguei para Sereia fazendo um convite irrecusável:
“- Pega um avião ... vem me encontrar em Porto Seguro ... e voltaremos de helicóptero..desfrutando as delicias do voo ..e dos portos no meio do caminho(porque não dizer?) “.
Convite feito .... convite aceito imediatamente (até porque sereia que é sereia....ja tem uma malinha pronta...sempre ...ainda mais ESSA Sereia !).
Decolamos de Porto Seguro mantendo 500 pés pelo litoral admirando as praias e as falésias de Trancoso, curtindo a Sereia ao meu lado de posse de fones de ouvido onde acompanhava toda a comunicação aeronáutica , tomando conhecimento de toda a movimentação dos pássaros metálicos que , como nós , estavam desfrutando do privilégio de voar.Aproveitamos para sobrevoar a barreira de corais próximo a Abrolhos, dando um “alô” para os amigos Atobás que ali habitam , preservados pelo Parque Nacional Marinho assistido pela Marinha. Pousamos em Caravelas ,aeroporto localizado entre NADA e Coisa Nenhuma , no sertão baiano, provido de duas pistas em “X” , construídas pelos americanos,durante a segunda guerra para patrulharem o Atlantico e depois doada ao governo brasileiro. Caravelas possui um ,providencial abastecimento de combustível para aeronaves de pouca autonomia entre Porto Seguro e Vitoria...., daí o pit stop nesse exótico aeroporto do deserto baiano.
Depois de consumirmos um delicioso pastel de camarão (tradicional do boteco do terminal) decolamos de Caravelas com o firme propósito de chegarmos a Vitória.
 
Tudo corria maravilhosamente bem durante a pernada de 2 horas.O sol brilhava, tempo totalmente aberto, paisagens deslumbrantes e a Sereia radiante por estar representando o papel de co-piloto do Colibri até que,,,,,,
Chegamos à terminal de Vitoria (cerca de 15 minutos de voo para pouso no aeroporto) e fiz o primeiro contato com Vitória :
“-Vitória.boa tarde.....é o PP-MEO.. de Caravelas para Vitória, com 2 no POB , pelo litoral mantendo 500 pes”
A resposta de Vitoria foi ... no mínimo ... estranha:
“- PP-MEO...aqui Vitória.....não é uma boa tarde....há uma frente chegando e eu sugiro que não venha para Vitória !!!”
Ao ouvir tal recomendação,ficamos (a Sereia que a tudo ouvia e eu) meio perplexos porque a frente não víamos nada que pudesse impedir o voo.... portanto reportei ao controle Vitoria (agora já próximo 10 minutos para o pouso):
“- Vitoria o MEO está ciente ... agora 10 minutos para o pouso!”
A resposta veio vigorosa e um tanto quanto desesperada:
“- MEO ....não venha para cá...o vento está de rajada de cerca de 100 nós... a chuva é torrencial .... e o aeroporto está inundado !!!!”
Ao receber essa informação ...pensei cá com meus botões ....”esse cara surtou ... e está doido ...estou com Vitoria no visual e não estou vendo nada disso). Na duvida porem , procurei um lugar que pudesse pousar , já que meu combustível não me permitia muitas opções. A Sereia ao meu lado começou a ficar apreensível e me sugeriu voltar (não sabendo que o combustível não permitia).Localizei um campo de futebol que poderia me servir de refugio , mas decidi continuar pois agora estava há 5 minutos do aeroporto. Foi nesse momento que vi no céu uma das visões mais impressionante de toda minha vida aviatória. Uma nuvem completamente NEGRA... em forma de disco voador ... avançando na minha direção... com velocidade de disco voador.O bravo Colibri começou a se comportar como um mosquito no meio de furacão e era jogado para cima e para baixo de um lado para o outro... e percebi que não teria a menor chance de chegar inteiro ao aeroporto. A Sereia ao meu lado , de olhos esbugalhados.... pediu para abrir a porta porque queria descer!!!... Eu a desaconselhei dessa intenção , ao mesmo tempo que com muito esforço curvava 180 graus batendo em retirada do tenebroso disco voador. Busquei no GPS a posição do campo de futebol alternativo e corri (voando) pra lá.Visualizei  o campo de futebol e rapidamente aproximei para .Na aproximação percebi um prédio ao lado parecendo um hotel  e senti que poderia , alem  de me safar da tempestade demoníaca, quem sabe , ter uma noite de lua de mel ao lado da minha Sereia co piloto. Pousamos!!No solo percebi que o gramado do campo estava meio abandonado. O mato chegava a uns 40/50 centímetros de altura e o prédio estava localizado há uns 100 metros de distancia separado por esse matagal.Cortei o motor , freei o rotor e decidi me abrigar na marquise do prédio. Mandei a Sereia ficar atrás de mim enquanto deslocávamos pelo mato para evitar (como se fosse possível) uma picada de cobra. Nesse difícil deslocamento, percebi que o prédio também estava abandonado e o terreno cercado por muros altos. Foi nesse momento que vi alguns garotos que brincavam na rua, e ao verem o helicóptero pousar, subiram no muro e começaram a me chamar...gritando : “-CUIDADO !...CUIDADO!”
..... bons meninos ....preocupados ...com aquele casal alado de desconhecidos... que caminhavam pelo matagal....sem imaginar que ali estavam ... nada mais nada menos ....que “o PIRATA ALADO .. e a sua SEREIA”...(os destemidos).
Foi nesse momento , quando estava a meio caminho entre o helicóptero e o prédio , no meio do matagal .... que eu vi surgir da marquise do prédio ... um bólido em direção ao muro ,onde estava a garotada trepada !. Era um “belo” PITBULL criado a Toddy .. e pelo demônio....Ele disparou latindo e começou a se jogar contra o muro tentando alcançar a garotada que sabiamente pulou pra fora.Dessa forma , só restaram entre as quatro paredes ...ele (o PITBULL) e nós : (o Pirata e a Sereia ... destemidos)...e foi exatamente isso .. que o PIT BULL concluiu!!(para nossa infelicidade)..... A Sereia me agarrou por trás querendo subir pelas minhas costas , mas como eu não sou arvore, ela desistiu e só ficou grudada....Eu ,...sem saber o que fazer , tomei posição de combate , punhos fechados esperando que o animal conhecesse as regras civilizadas do Box olímpico, enquanto observava o mato a minha frente começar a deitar com muita rapidez e se aproximando. Nesse momento , vislumbrei no chão um pedaço pau. Rapidamente me abaixei (com a Sereia nas costas) e peguei o objeto.Para minha surpresa , verifiquei que era uma providencial enxada, deixada ali por algum previdente operário querendo proteger um piloto e uma sereia de um pitbull no futuro.Foi o tempo exato entre  apontar o instrumento e a chegada do animal. Parecia filme de ação , onde coisas impossíveis acontecem no ultimo segundo !!!Fiquei ali toureando o pitbull com a enxada na minha frente,...e a Sereia agarrada (que nem carrapato) nas minhas costas.Fiquei planejando dar uma enxadada no pitbull, mas avaliei ser uma manobra arriscada. Se levantasse a enxada para imprimir o golpe fatal ...seria atacado pelo cão endiabrado ...e o fatalizado seria eu ! Nesse momento tocou o meu celular. Instantaneamente... o cão se calou...e ficou me aguardando atender ao telefone (respeitosamente).Mantendo a enxada na direção do bicho , com a outra mão atendi ao chamado. Era o Pirata Assis dizendo que já havia chegado a Vitoria e me avisando que havia uma tempestade enorme por la.Agradeci a preocupação dele e pedi desculpa por não podermos conversar naquele momento...e desliguei !Ato continuo... guardei o celular e tudo recomeçou.......rrrreesrsseerrr....aaauuurrrrr....
Fiquei imaginando quanto tempo aquela situação iria durar... e resolvi agir!Me lembrei que eu  como representante da classe dos “HOMO SAPIENS” sou superior a classe dos “CANINOS IGNORANTUS” e assim deveria me impor ! Comecei a empurrar o ser inferior com a enxada para o local de onde ele havia saído. Era um cercadinho debaixo da marquise do prédio e estava com a porta aberta. Se eu o empurrasse até o cercadinho , fecharia a porta e C’est fini!! Caso resolvido.Fui levando e impondo a minha superioridade(mesmo com a Sereia pendurada nas minhas costas) ao ser inferior (que dava dentadas raivosas no metal da enxada). Esse processo levou uma eternidade até que chegamos a porta do fatídico cercadinho . Só faltava um empurrãozinho para terminar a novela... mas o cão danado demoníaco, e ser inferior, se recusou a entrar. Ele pulava de lado fugindo da enxada e me obrigando a fazer malabarismos com a Sereia pendurada nas costas.
No momento em que fatigado, eu já avaliava partir para a ignorância me igualando ao ser inferior ...e começar a dar umas mordidas nele ... ouvi um grito:
“- FEROZ ! ....FEROZ !!....QUIETO !!!.... AMIGO !!!”.......
,,, e o Feroz (meu amigo?!! Segundo a voz) ... ficou quieto. Demorei um pouco para aceitar a amizade e baixar a enxada. A Sereia demorou um pouco mais para descer das minhas costas...mas aceitou o armistício depois que o Sebá!!( apelido do Sebastião), vigia do prédio se aproximou e fez um carinho no FEROZ. Depois de algumas lambidas na minha mão para selar a recém estabelecida amizade fomos fazer um tour pelo prédio. O Sebá , disse que aquilo era um SPA de um rico empresário do ramo de jogos de azar,que havia construído para lavar dinheiro da atividade ilegal. Infelizmente , depois que a  “lavanderia” estava pronta para operar , o rico empresário foi flagrado e está fazendo repouso no SPA  de Bangu 1. A moradia do Sebá e do Feroz está confiscada pela Justiça mas está tudo perfeito . Enormes suites com TV , banheiras de hidromassagem e roupas de cama limpinhas em perfeitas condições. O único problema é que a energia elétrica estava cortada. O Sebá nos ofereceu uma suite e disse que se nós decidíssemos passar a noite ali , alem de se sentir muito honrado, daria um “jeitinho” de ligar a energia elétrica para o nosso quarto . Dessa forma , sem ter como recusar (até porque la fora a tempestade ,de disco voador,que inundou o aeroporto, .....caia impiedosamente), aceitamos a oferta do Sebá
.....e assim  foi a 98° lua de mel desse pirata romântico que vos fala e da (corajosa) Sereia co-piloto ....no aprazível e su-realista....... SPA do FEROZ
 
Um grande beijo na bunda de todos(as) ... principalmente dos meus amigos capixabas : Sebá e Feroz
 
PS : para aqueles que tiverem a curiosidade de saber como se passava a pirataria alada a bordo da Arpoadora, descobri um filminho muito legal que foi postado por algum admirador no YOU TUBE. .... é só acessar o site (SEGURO) a baixo: