segunda-feira, 19 de março de 2012

Pirata...no offshore


 Caros amigos da pirataria alada..”.nice to see you again!”


O tom anglo-saxão do cumprimento é devido ao fato de estar em terras do Tio Sam (again). Alias , a gente vira e mexe …e acaba comendo na mão dos big brothers do norte! Isso é fato.
  

                                                                               
 
Estou em Lake Charles, pequena cidade da Louisiana, próximo a costa do Golfo do México ,área de atividade “offshore”. Aqui, estou cumprindo uma exigência da Petrobras , onde é previsto que todos os pilotos das prestadoras de serviço façam algumas horas de treinamento de emergências em simuladores. Como no nosso “desenvolvidíssimo” país , não tem simuladores de vôo , somos obrigados a comer na mão do ,“coitadinho e em situação difícil” ,país do Obama.
(Por falar nisso , no momento que escrevo essas mal traçadas linhas , recebo a notícia que o Obama matou o Osama….menos mal ! é menos um na Terra pra incomodar …kkkk)
  
É impressionante a regulamentação da Petrobras e ANAC sobre a atividade aérea de offshore. O tal ‘pré- sal” desencadeou uma verdadeira corrida do ouro, onde todos que tem atividades ligadas a petróleo vislumbraram ganhos financeiros astronômicos gerando muita movimentação no mercado. Nessa onda … o Pirata pegou carona….e está tentando cumprir toda a regulamentação necessária (ufa!… bons tempos de pirataria privada e menos regulamentada !)…….mas vamos lá ….aqui , como lá,..tem seus atrativos !


Busco o tal 15 dias de folga que promete a vida de piloto offshore (mas que ainda não vi ). Já fui do Rio para Macaé , de Macaé para Salvador, de Salvador para Lake Charles –USA e de lá vim parar em Guamaré –RN . Alias alguém já ouviu falar de Guamaré ?….Não ! ? .. pois é … nem eu havia ouvido falar.
Guamaré fica há 250 km noroeste de Natal . É uma pacata e progressista cidadedezinha que n tem uma refinaria da Petrobras(a Clara Camarão ) e uma grande instalação de grandes ventiladores , mais conhecidos como campo de geradores de energia eólica, e serve de apoio a algumas plataformas de petróleo da Petrobras.


Esses ventiladores são enormes moinhos de vento que geram energia elétrica limpa e viraram uma epidemia no mundo civilizado … e agora estão retornando ao Brasil . Sim “retornando” porque são fabricados numa fábrica de Sorocaba –SP e exportados para o mundo … até que descobriram que podiam usar aqui mesmo no Brasil ….interessante né ?

 Guamaré, na primeira quinzena operativa, pude desfrutar das delicias do interior do Rio Grande do Norte, ou seja, paisagens deslumbrantes de manguezais , dunas e praias selvagens (ou quase) alem da falta de estrutura , comum a qualquer cidade do interior nordestino.( E ainda dizem que o Brasil é a 7°economia do mundo???!!!)




 Na atividade aérea , fato é , que esses ventiladores incomodam o vôo de helicóptero em Guamaré , pelo seu tamanho e localização. Deixando de lado essa limitação , é bom voltar a sobrevoar o mar pousando em plataformas e assim vem sendo nesta semana depois de marear 12 horas nos simuladores da Era , empresa de offshore da terra do Tio San que nos recebeu ´por lá. Foi uma semana intensa de simulação de emergências num lugar semelhante a Cubatão de gringos .

Muito petróleo , muita fazendinha , um grande Cassino…e mais nada …Isso é Lake Charles.Tudo isso foi desfrutado em meio a , constante ameaça de tornados que andam fazendo lenha naquela região. No fim os tornados não nos pegaram , passando ao largo. Divertido mesmo foi o vôo de Lake Charkles para Houston, numa avioneta caindo aos pedaços , da Continental Air Lines, com uma” aerovelha” que estava morrendo de medo e que a cada turbulência dava um gritinho e se agarrava na poltrona , deixando todos os passageiros apreensivos em relação a segurança do vôo ….Foi surreal !!!



Caros amigos da pirataria alada ….é assim que tem sido …essa nova vida de pira…ops piloto sério Offshore. Foi um prazer tê-los a bordo again.
Um grade beijo na bunda e até a próxima.
See you ….